Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único Filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.
 
Notícias
 
30/09/2015
Igreja faz cultos na frente da casa do presidente após ter templo fechado

No coração da Indonésia, nação com maior número de muçulmanos do mundo, o impensável vem acontecendo desde 2010. Na capital Jacarta, em frente à residência do presidente do país, a Igreja Cristã Taman Yasmin chegou a marca de 100 cultos ao ar livre.

Localizada a 60 quilômetros ao sul da capital, na cidade de Bogor, em abril de 2010, o templo da GKI Yasmin, como é conhecida, foi lacrado por ordem do prefeito. Os vizinhos muçulmanos haviam exigido que os cristãos fossem proibidos de cultuar.

Os líderes da igreja foram a justiça e ganharam o direito de reabrir no Supremo Tribunal da Indonésia, reivindicando a liberdade de culto prevista na constituição. Mesmo assim, o prefeito não cedeu.

O templo continuou lacrado e os membros da GKI Yasmin decidiram fazer, como forma de protesto, um culto ao “ar livre” em frente ao prédio. Acabaram repetindo isso por dois anos, todos os domingos.

Contudo, constantemente foram alvo de ameaças e agressões por membros de grupos extremistas islâmicos como o FORKAMI, o Movimento Islâmico Reformado e a Frente de Defensores do Islã. Os membros da igreja passaram então a fazer cultos nas casas dos membros. Em 2012, fizeram um culto em frente ao Palácio do Estado, para chamar a atenção do governo.

Curiosamente, devido ao forte policiamento no local, não foram incomodados por radicais. Os cerca de 350 membros que se reúnem a cada domingo na capital começaram a usar uma tenda por causa do sol forte. O presidente Jokowi Widodo, que assumiu o cargo há um ano, não persegue cristãos, mas também não tomou medidas para que a GKI Yasmin retome a posse de seu templo.

O pastor Erde Brutu afirma: “Sabemos que estamos sendo observados pelos extremistas. Alguns ameaçaram destruir a tenda. Mas eu lembro a congregação: “Não cedamos à tentação de retaliar. Se fizermos isso, não somos diferentes dos que nos ameaçam”.

Ele acredita que estão dando um testemunho importante em um país, onde os cristãos são minoria, com menos de 9%. A Indonésia está entre os 50 países com maior índice de perseguição, segundo a classificação da Missão Portas Abertas.  Em Aceh, a única província indonésia regida pela lei religiosa sharia, templos continuam sendo incendiados e cristãos, mortos por sua fé.

Os cultos ao ar livre em frente ao palácio presidencial chegaram à sua centésima edição. Eles não sabem se haverá alguma mudança num futuro próximo. Mas pretendem continuar se reunindo em frente à casa do presidente. “É muito difícil ser minoria na Indonésia, e temos que lutar por nossos direitos”, disse Dwiati Novita Rini, um líder leigo da igreja. “Não é fácil, mas isso não afetará a minha fé.” Com informações de Charisma News

Fonte: Gospel Prime, por Jarbas Aragão

 
 
 
 
Nome
Cidade
 
E-mail
Onde nos conheceu?
   
 
 
1ª IGREJA BATISTA LIVRE DE CAMPINAS - 2013-2014. Todos os direitos reservados. Criado por DRW Integrada
 
Sobre Nós
 
Liderança
 
Fale Conosco
Ministérios
 
Por Dentro
Mensagens
 
Galerias
 
 
 
Prá Você
 
Redes Sociais