Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único Filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.
 
Mensagens . Textos
 
 
 
28/10/2014
Série: Mais que abundante graça - Parte 1

Imagine que você fosse agraciado com uma herança bilionária – com certeza, a maioria de nós teria pelo menos uma noção daquilo que nos foi dado sem esforço. Diferentemente de um adulto, uma criança não seria capaz de entender o significado de todo aquele dinheiro. Se ela recebesse a mesma quantidade de dinheiro falso ela ficaria feliz. Pois faltaria compreensão do significado.

A mesma coisa ocorre quando comparamos nossa vida comum com a herança que Deus nos dá. E aí a idade pode não fazer diferença. Pessoas maduras que sabem lidar com o dinheiro talvez não tenham noção do significado da graça de Deus. A graça de Deus é algo muito maior do que aquilo que podemos imaginar. Às vezes, até tentamos entender mas é certo que, na maioria das vezes, estamos distraídos por nossos sonhos, por ensinamentos equivocados ou falta de conhecimento.

A Palavra de Deus precisa ser vista como o livro das promessas vivas de Deus. É como se as benção do Senhor saltassem aos nossos olhos, e fôssemos abraçados e apresentados a uma realidade muito maior do que aquela que podemos imaginar em nossos melhores sonhos. Ver Hebreus 4.12.

A Palavra de Deus, que é Viva e Eficaz, apresenta uma mensagem da Graça que é mais do que Abundante. Ou seja, nenhum conceito, ação ou transgressão é maior do que a Graça de Deus. Precisamos então nos aprofundar, mergulhar nesses conceitos e promessas de Deus. Estudaremos o capítulo 5 de Romanos durante as próximas semanas e, nesta primeira parte, nós nos dedicaremos apenas aos dois primeiros versos. E o título de hoje é:

1. JUSTIFICAÇÃO E GRAÇA (5,1-2)

Justificados pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos livre acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

JUSTIFICAÇÃO: no dia a dia, essa palavra pode nos levar para algumas direções diferentes e complementares. Ela pode ser uma AÇÃO, dando a ideia de apresentação de provas e razões que justificam um determinado ato ou teoria, muito parecida com a ideia de justificativa (a justificação para o delito se deu mediante....). Ou pode ser um RESULTADO, dando a ideia de reabilitação e absolvição. (recebeu a promessa de justificação do seu delito ou do seu nome).

Biblicamente, o termo tem a tendência de alcançar mais o segundo desdobramento, pois somos justificados de nossos pecados, absolvidos. Mas esse resultado se dá pelo ato justificador de Cristo, que levou sobre si nossos pecados, tornando-se também nosso advogado, junto ao Pai, apresentando provas que nos isentam. Estávamos condenados porque éramos culpados mas fomos declarados justos. E a justificação ocorre:

POR MEIO DA FÉ: não podemos desconsiderar o principal ponto a respeito de nossa vida com Deus. Somos justificados pela fé. E fé é dom de Deus. Deus nos presenteia com a graça e com a fé. Uma das maiores distorções das religiões em toda a história é a ideia da auto justificação. Devemos ser caridosos porque fomos agraciados e não sermos caridosos para sermos agraciados. Ver Efésios 2.5-10.

E ENTÃO, TEMOS PAZ COM DEUS: Estar em paz com Deus não é somente um estado de espírito, ou seja, sentir paz. Acima de tudo, é a transformação de uma situação de guerra em uma situação de paz, onde o conflito é aniquilado. Antes éramos inimigos, agora somos amigos de Deus. O verso 10 do capítulo 5 de Romanos fala que éramos inimigos de Deus. Mas a justificação nos torna amigos de Deus, ou seja, não há mais conflito com o Criador, nosso relacionamento foi restaurado. Ver João 14.27 e Filipenses 4.7.

CRISTO É O MEDIADOR: e tudo isso é possível pois alguém decidiu pagar o preço para construir esse caminho, essa ponte que torna possível termos um relacionamento com Deus. O evangelho não é evangelho se retirarmos a figura de Cristo como o único mediador. Ele é a porta, o caminho, o mediador da aliança firmada entre Deus e os homens. Ele é modelo a ser imitado, o caminho a ser percorrido, o alvo a ser buscado. Ver I Timóteo 2.5.

E TEMOS LIVRE ACESSO: temos livre acesso à graça, por meio da fé, por causa da obra de Cristo. A graça é um favor, um presente, uma dádiva que não deveríamos ganhar mas, devido ao grande amor de Deus por nós, alcançamos essa graça quando usamos a fé que o Senhor mesmo nos deu. Exemplo: Aqui está o presente! E aqui está a chave para abrir a porta e encontrar o presente. A graça é o presente e foi Deus quem nos deu, e a chave é a fé que nos faz desfrutar a graça. A porta é Jesus. Como a fé e a graça são dons de Deus, nosso papel é apenas seguir pelo caminho que Ele nos deu. Não são nossos esforços que nos levam a Deus, mas o amor dele, manifesto em Cristo. Com esses presentes, temos livre acesso ao Pai. Ver Efésios 3.10-12

NELA ESTAMOS FIRMES (segurança): Não precisamos e nem devemos ficar pensando que estamos sempre tendo que alcançar novamente a graça, como se fosse possível alcançá-la várias vezes. Ela nos abraça, e podemos confiar que, quando nosso coração está voltado para as coisas de Deus, mesmo que falhemos em nossa jornada, a nota de aprovado já nos foi dada. Quando pecamos, podemos então confessar os nossos pecados e Cristo nos perdoará e purificará. Ver I João 1.7-9

PODEMOS ENTÃO NOS ALEGRAR NA ESPERANÇA DA GLÓRIA: toda corrida, toda competição esportiva se afunila e termina com um vencedor, e o vencedor tem uma coroação. Glória tem a ver com recompensa, coroação, reconhecimento da vitória. Quando somos justificados pela fé em Cristo e temos acesso à graça de Deus, o fim da nossa jornada é a Glória. A recompensa que nos dará paz, alegria e plenitude jamais alcançada em vida. Isso nos é motivo de grande alegria. Essa certeza nos renova a esperança, nos dá forças para continuar. Ver I Coríntios 2.9.

CONCLUSÃO: Não podemos desprezar as pessoas que seguem caminhos diferentes, mas também não podemos deixar de compreender o caminho que escolhemos seguir. Precisamos mergulhar nas promessas de Deus, conhecendo a sua MAIS QUE ABUNDANTE GRAÇA. Deus tem preparado para nós coisas infinitamente maiores do que podemos imaginar.

alegria e paz em tempos de dor e alegria e paz permanentes quando descansarmos nele;

amor incomparável, capaz de nos surpreender a cada dia;

herança incorruptível, reservada ao que o buscam.

Mas para tudo isso, precisamos aprender a lançar nosso coração e nossa vida toda nas mãos dele. Precisamos perder e entregar o controle de nossas vidas. Não são nossos esforços que nos tornam bons, mas é Ele que nos torna justos em Cristo. Não alcançamos a graça de Deus por nossos esforços, mas pela chave que Ele nos deu, a nossa fé. Precisamos viver juntos essa verdade, de uma GRAÇA QUE É MAIS DO QUE ABUNDANTE.

Pr. Lucas Lima

 
 
 
 
Nome
Cidade
 
E-mail
Onde nos conheceu?
   
 
 
1ª IGREJA BATISTA LIVRE DE CAMPINAS - 2013-2014. Todos os direitos reservados. Criado por DRW Integrada
 
Sobre Nós
 
Liderança
 
Fale Conosco
Ministérios
 
Por Dentro
Mensagens
 
Galerias
 
 
 
Prá Você
 
Redes Sociais